Município de Vimioso promove a oliveira Santulhana

19 Outubro 2020

O Município de Vimioso assinou, no dia 02 de outubro, com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)/Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e a Câmara Municipal de Bragança, um protocolo para a “Caraterização e valorização da variedade de oliveira Santulhana”.

A assinatura decorreu no Auditório Professor Dionísio Gonçalves, na Escola Superior Agrária, e contou com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal de Vimioso e Bragança, Jorge Fidalgo e Hernâni Dias respetivamente, do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, e do Coordenador do Centro de Investigação de Montanha, José Alberto Pereira.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, sublinhou, durante a cerimónia, que esta é uma azeitona “que tem uma importância significativa, sendo provavelmente a variedade com maior implantação no nosso território” e que este protocolo vai ajudar à valorização do produto e pode mesmo ser o primeiro passo para alcançar uma certificação, para “quem sabe, no futuro ter aqui uma denominação IGP ou DOP, que era extremamente importante para a valorização económica do produto, e é isso que se pretende”.
O protocolo, no valor de 60 mil euros, suportado em partes iguais pelos dois municípios ao longo de três anos, prevê o desenvolvimento de um conjunto de ações, por parte do CIMO, na área da olivicultura e do azeite, com vista à caracterização e valorização da variedade de oliveira Santulhana, originária da região de Santulhão (concelho de Vimioso)/Izeda (concelho de Bragança), reconhecida como uma região onde se produzem azeites de excelente qualidade.
A cerimónia acabou com a degustação e prova comentada de azeites da variedade Santulhana.

oli

oliv