Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Vimioso debateu turismo e oportunidades de afirmação dos destinos por explorar

03 Dezembro 2018

seminario_turismo

Vimioso recebeu um seminário de turismo que debateu as oportunidades de afirmação dos destinos inexplorados.
As dificuldades de financiamento através de fundos comunitários foi um dos assuntos abordados. Celeste Falcão candidatou um projecto para abrir um hotel rural em Vimioso, mas acabou por desistir do apoio europeu devido às exigências. “O projecto veio rapidamente aprovado, mas as condições não eram as melhores, então foi muito difícil concretizá-lo. O projecto era viável para ter apoio a fundo perdido de 100%. Mas a meio do projecto nós deparámo-nos com uma exigência muito grande relativamente a clientes e valores, tínhamos de facturar muito para o projecto ser financiado. Achamos por bem desistir do projecto e continuar a pagar o financiamento ao banco e ao Turismo de Portugal, mas sem estar à espera do reembolso da comissão europeia, não estive à espera de dinheiros nenhuns”, referiu.

António Padrão tem um projecto para um Hotel junto às termas de Vimioso. Mas também tem esbarrado em dificuldades com o apoio comunitário e atrasos no financiamento.

“Continuo à espera do financiamento do 2020, através do Turismo de Portugal. O prazo de execução não é cumprido. Porque num território de baixa densidade não se pode fazer um investimento como este de 1,6 milhões de euros, que vai criar 30 postos de trabalho, sem estar alavancado numa percentagem do Turismo de Portugal”, afirmou o investidor.

O seminário inseriu-se na estratégia de promoção do território através da marca Vales de Vimioso. O presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, considera que é necessário comunicar melhor as mais-valias da região. “Este seminário excedeu as nossas expectativas. Os exemplos que aqui foram trazidos foram tão interessantes e temas tratados tão diferentes, que podem fazer a diferença nos nossos territórios. Chegamos à conclusão que temos de comunicar melhor aquilo que estamos a fazer e o que de bom temos vindo a fazer, cá dentro e também para fora”, salientou.

O potencial regional, o turismo sustentável e a estratégia local foram alguns dos temas em debate no Seminário “Turismo: a Oportunidade de Afirmação dos destinos inexplorados”. Escrito por Brigantia.

Partilhar

Município de Vimioso

Praça Eduardo Coelho
5230-315 Vimioso

Telefone 273 518 120
E-mail gi.cmv@cm-vimioso.pt

© 2015 | Todos os direitos reservados

logo do apoio EU