Comemoração do Dia Mundial da Criança em Vimioso

11 Junho 2018

O Município de Vimioso comemorou, no dia 6 de junho, o Dia Mundial da Criança, no Parque de Campismo do Município. A iniciativa teve como objetivo proporcionar às crianças do concelho um dia diferente e divertido. A atividade contou com a presença de todos os alunos do pré-escolar e do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vimioso, cerca de 230 alunos, e também dos docentes, auxiliares e alguns encarregados de educação.
Neste dia, os alunos do concelho tiveram a oportunidade de conhecer as diversas valências da GNR e o modo como atuam no dia-a-dia.
As equipas de militares presentes realizaram um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas integradas numa demonstração de valências da instituição para que os alunos pudessem ter uma perceção mais concreta da atuação desta força policial.
Os cães de busca e de salvamento fizeram a delícia de todos quantos assistiam. A simulação de busca de objetos, por parte dos elementos da GNR acompanhados pelos cães, teve a colaboração de alguns alunos que, entusiasmados, permitiram mostrar a preciosa ajuda destes animais inteligentes e perspicazes. O interesse das crianças focou-se também na volta a cavalo que os militares de Cavalaria do Destacamento Territorial de Moncorvo realizaram que encantou os mais pequenos.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver e ouvir, por parte dos responsáveis, uma explicação sobre a missão, assim como sobre os meios ali expostos, nomeadamente, quanto à sua função e utilização. Esta ação destinou-se não só a promover a cultura de prevenção e segurança no meio escolar, contribuindo, desta forma, para a afirmação da escola enquanto espaço de integração e socialização, fortalecendo assim o elo de ligação entre a GNR e a comunidade escolar.
Para além da demonstração das valências da GNR, foram colocados, no parque, um insuflável, uma torre de escalada, espaços para colorir ou pintar rostos, mini pista de trânsito, modelagem de balões e música que divertiu as crianças ao longo do dia.
O dia decorreu com enorme sucesso pelo contentamento e muita alegria espelhada nos rostos das crianças. A Câmara Municipal agradece a todos os intervenientes, na ação de demonstração e apresentação de meios da GNR, pela sua disponibilidade, colaboração e contributo.