Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

P.I.N.T.A.

Parque Ibérico Natureza e Aventura de Vimioso

Os Vales dos rios Angueira, Sabor e Maçãs apresentam características de conservação únicas que conciliam, em perfeita harmonia, a natureza e o homem.
De forma a assegurar o correto ordenamento da ocupação humana e dos usos recreativos, tendo por objetivo promover ativamente o turismo de natureza, o PINTA propõe-se realizar um conjunto de atividades que privilegiam o contacto com a diversidade natural e cultural da região.

ESPAÇOS DE VISITAÇÃO


PORTA DA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA
A Porta da Rota da Terra Fria Transmontana de Vimioso está integrada no Parque Ibérico Natureza e Aventura e é, essencialmente, um espaço de interpretação do território, uma experiência interativa que convida a a dar o salto para a realidade, para experimentar os quatro concelhos que integram a designada Terra Fria Transmontana: Vimioso, Bragança, Miranda do Douro e Vinhais.
EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO PINTA
Na exposição permanente do PINTA é possível seguir um percurso expositivo ao longo do qual os visitantes ficarão a conhecer o território da Rede Natura 2000 nas suas diversas vertentes.
A estrutura interpretativa está dividida em diversos painéis: “As fragas”, “As encostas do rio Sabor”, “Os lameiros”, “O bosque”, “Os rios”, “Os cultivos” e “As aldeias e as suas gentes”.
CENTRO DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS (CALP) DO BURRO DE MIRANDA
O CALP do Burro de Miranda, promovido pela AEPGA – Associação para Estudo e Protecção do Gado Asinino, está integrado no PINTA e tem por objetivo promover a conservação da biodiversidade – nomeadamente a biodiversidade doméstica e a raça autóctone asinina de Miranda, Burro de Miranda -, dar a conhecer os benefícios da utilização do Burro nos processos terapêuticos e fomentar os passeios ou as caminhadas com os Burros de forma a que os visitantes possam alargar os seus conhecimentos e perceber – de uma forma mais lúdica e interativa -em que medida a AEPGA contribui para a conservação do Burro de Miranda.

 

 

Partilhar

Município de Vimioso

Praça Eduardo Coelho
5230-315 Vimioso

Telefone 273 518 120
E-mail gi.cmv@cm-vimioso.pt

© 2015 | Todos os direitos reservados

logo do apoio EU