Curta portuguesa “O Homem de Trás-os-Montes” seleccionada para o Festival de Locarno

13 Julho 2017

link do trailer: https://vimeo.com/188157703

O Homem de Trás-os-Montes, ficção de Miguel Moraes Cabral, tem a sua estreia internacional na 70ª edição do prestigiado festival suíço.
Depois da estreia mundial na competição nacional da 14ª edição do Festival IndieLisboa, em Maio passado, a segunda curta metragem de Miguel Moraes Cabral é agora apresentada internacionalmente na secção Fuori concorsodo Festival de Locarno. Anteriormente realizou a curta Equilíbrio Justo (2009) e a longa Os Caminhos de Jorge (2013), ambos estreados no Doclisboa.

Uma carta de amor a Trás-os-Montes, a narrativa desenvolve-se à volta de uma equipa de rodagem de um filme à procura de histórias no norte do país. Nas palavras de Miguel Moraes Cabral esta é “a história de uma procura em terras desconhecidas. O olhar sobre o outro é alimentado pelo imaginário e por fragmentos de outros olhares que percorreram o espaço anteriormente. Será que só conseguimos ver aquilo que observamos e só observamos aquilo que já se encontra na nossa mente?”.

A curta metragem conta com Miguel Nunes, João Pedro Bénard, Beatriz Brás, Sérgio Coragem e Isac Graça no seu elenco e é a primeira ficção produzida pela Garden Films. O filme foi financiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual, pela Fundação GDA, pela Câmara Municipal de Vimioso, e co-produzido com a Bear Team Production e Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains.

A secção Fuori concorso apresenta trabalhos recentes - longas e curtas metragens, filmes ensaio e documentários - de cineastas estabelecidos, fora de competição, exibidos principalmente em estreia mundial ou internacional. Na edição anterior, em 2016, integraram esta secção, entre outros, O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de João Botelho, e O Corcunda de Gabriel Abrantes e Ben Rivers.
A 70ª edição do Festival de Locarno decorre de 2 a 12 de Agosto na Suíça, e contará com a presença do realizador e equipa para apresentarem o filme.

O Homem de Trás-os Montes é agenciado internacionalmente pela Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português.

Ficção, Portugal, 29’, 2017

Apaixonado por Trás-os-Montes e inspirado pelo seu guia de Portugal, Miguel procura histórias para realizar o seu filme documental. Um dia, a aparição de um homem montado num burro vai mudar o seu destino.

Realização: Miguel Moraes Cabral
Argumento: Miguel Moraes Cabral
Fotografia: Iván Castiñeiras
Som: Raquel Jacinto